Morreu Billy Name, fotógrafo da Factory de Andy Warhol

O fotógrafo que se tornou o braço-direito de Warhol durante os anos 1960 morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos, em Hudson.

William Linich, mais conhecido como Billy Name, é um dos mais importantes nomes da cena artística avant-garde nova-iorquina e do círculo de artistas que rodeavam Andy Warhol. Name foi o fotógrafo residente do seu estúdio, The Factory, e é graças a ele que hoje há um registo de todos os cantos daquele que era o mais rico ponto de encontro cultural na altura. Billy Name morreu nesta segunda-feira aos 76 anos, em Hudson, e já tinha vários problemas de saúde há algum tempo, incluindo diabetes. A notícia foi confirmada pelo seu agente, Dagon James, numa publicação feita no seu Instagram. “Para o mundo, ele era Billy Name. Para mim, era apenas Billy, uma alma bondosa, um artista brilhante e um dos meus melhores amigos.”

O fotógrafo, que trocou a cidade natal de Poughkeepsie pela palpitante vida artística em Nova Iorque, cedo começou a cruzar-se com nomes como o músico LaMonte Young e o grupo Fluxus, do qual fazia parte Yoko Ono. Em 1959, aos 19 anos, conheceu Andy Warhol enquanto trabalhava num restaurante, e os dois tiveram uma relação amorosa que rapidamente se tornou numa colaboração artística.

(mais)

Publicado por John Gallo

I am a social documentary photographer, videographer and writer. I believe we need to focus on people, on human beings; we need to humanize the planet, to change our relationship with Nature and assure next generations a much brighter future. Winner of the 2015 The Guardian/Royal Photographic Society's Joan Wakelin Award. Sou fotógrafo sócio-documental, ensaísta e escritor. Acredito que o nosso foco têm que ser as pessoas; urge humanizar o planeta, alterar a relação que temos tido com a Natureza e garantir que não hipotecamos o futuro dos nossos filhos. Em 2015 o jornal The Guardian (UK) e a Royal Photographic Society distinguiram o meu trabalho atribuindo-me o Joan Wakelin Award.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: