A home with a view – foto ensaio sobre o drama dos habitantes das ilhas barreira no Algarve

HWV045 copy (Fujifilm X-Pro 1, 56mm F1.2 R, 1/300, f8, ISO 800, spot metering)

Há algumas semanas perguntaram-me num workshop se utilizava a X Series da Fujifilm para trabalho profissional. Compreendo a pergunta, tantas e tantas vezes deixamos mitos influenciar aquilo que pensamos acerca de tudo e de nada.

Sim, utilizo, aliás única e exclusivamente, equipamento Fujifilm X Series para tudo o que faço, desde 2014. Não querendo ser excessivamente extenso, detalho a seguir.

Não foi fácil tomar a decisão de “arquivar” as DSLR, vender toda a parafernália de equipamento, acessórios, sacos, mochilas, perdendo obviamente dinheiro em todo o processo. Fui utilizador Canon durante décadas, usei Nikon alguns meses, utilizei médio-formato durante a época áurea do analógico e ampliei milhares de fotografias num Kaiser com lentes Rodenstock. Tenho, julgo, conhecimento suficiente acerca do processo fotográfico para poder avaliar com algum grau de certeza se o equipamento que tenho entre mãos é ou não capaz de produzir resultados de qualidade, publicáveis em qualquer suporte ou jornal do mundo, impresso ou online.

Este ensaio – publicado pelo jornal The Guardian no Reino Unido, publicado pela revista da Royal Photographic Society na edição impressa de Junho de 2016 e pelo jornal Público hoje (21.07.2016),  foi integralmente produzido com X Series da Fujifilm, mais concretamente uma X-Pro 1 e três lentes prime (23mm F1.4, 35mm F1.4 e 56mm F1.2), nada mais. Caminhei por toda a ilha da Culatra, quase sempre em cima de areia, debaixo de sol intenso na maioria dos dias. Com esta configuração de equipamento nunca carreguei mais de um quilograma na mão, o saco Lowepro Event Messenger 250 com as duas lentes e uma XT-1 de backup pouco pesava, o que me permitiu colocar toda a energia na recolha de imagens.

Fiz o upgrade para uma X-Pro 2 na altura do seu lançamento e reitero toda a confiança no sistema brilhante que a Fujifilm tem vindo a desenvolver.

 

 

Um pensamento sobre “A home with a view – foto ensaio sobre o drama dos habitantes das ilhas barreira no Algarve

  1. Tenho andado a ponderar o mesmo, não é facil me separar do equipamento Canon 😦 , mas cada vez a fujifilm me inspira qualquer coisa que outra marca não me fez sentir e não é que leio este artigo…dá me mais vontade ainda…tenho mesmo de ver para mudar ! Obrigado pela partilha deste trabalho e boa continuação John Gallo. Miguel Caparica

    Gostar

Deixe uma Resposta

