As voltas deste início de Outono

047qvp

Foi um final de Verão passado à volta dos vinhos do Dão e da preparação da campanha Floresta Negra. Com a produção das imagens para o ensaio Dão DOC – que me ocuparam  um mês, a edição e pós produção de umas centenas de imagens selecionadas a partir de mais de 7000 registos, o trabalho comercial para a Quinta Vinha Paz – que incluiu o registo da história da vindima e vinificação, com especial ênfase na tradicional pisa a pé em lagar tradicional, para produção de stills e filme promocional e o lançamento da campanha Floresta Negra, o tempo tem sido escasso, mesmo muito escasso para escrever alguns artigos para o blogue/redes sociais. Estou em dívida, prometo recompensa.

017qvp

Para a Quinta Vinha Paz produzi um dos trabalhos que mais prazer me deu nos últimos meses. Acompanhar a tradicional pisa a pé em lagar tradicional, redescobrir o aroma inimitável de uma adega em tempo de vindima, poder contemplar a cor única das uvas que irão produzir vinhos do Dão de elevadíssima qualidade, foi um privilégio.

008qvp

Nas voltas pelas vinhas de diversas quintas do Dão, sempre escondido pela luz sublime da manhã, registei imagens únicas deste ritual que se repete anualmente nesta Região Demarcada. Dão DOC, ensaio em que regresso ao preto e branco e a uma linguagem mais próxima de Inside Out, a vertente social do vinho, o prazer com que se degustam estes néctares únicos do Dão ficaram indelevelmente registados em diversas fotografias da série.

012dd

Portugal é um país produtor de vinho de excelente qualidade e o Dão não é excepção. A diversidade de produtores, quer na dimensão, quer na forma como se relacionam com o  terroir, com a cultura, diferentes vinificações, monovarietais ou não, refletiram-se no ensaio.

036dd

078dd

Ainda neste domínio, foi com enorme prazer que conheci o Arquitecto José Perdigão, mentor e proprietário da Quinta do Perdigão, a mais premiada na região. A travel story “Fairytale Winery” é o testemunho do cuidado extremo com que a família Perdigão se dedica à produção de vinho de qualidade excepcional com base em vinha de cultura biológica.

qvp001

Há imagens poderosíssimas nesta travel story, e as duas que se publicam são um bom exemplo…

qvp012

Por último e sem grandes delongas uma vez que irei continuar a publicar posts exclusivamente dedicados ao Projeto Floresta Negra, depois de alguns serões e noites em que o sono foi relegado para segundo plano, a campanha que pretende alavancar esta ideia tomou forma e o projeto está lançado; primeiro passo através de uma campanha de crowdfunding no PPL, mais novidades se seguirão. O projeto tem o apoio institucional da Associação Nacional de Protecção Civil, da Liga de Bombeiros Portugueses, da Fujifilm e do Público/P3.

bfvt-15

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s