Enorme, com E grande, Enorme celebração do Vinho e da Cultura – magníficos momentos, excepcionalmente organizados pela Câmara Municipal de Viseu – muitos parabéns à equipa de Jorge Sobrado, este evento não fica a dever nada a nenhum outro, em nenhuma parte do globo.
Prova de vinho com os melhores néctares do Dão, ilustrados com umas quantas fotos de igual nível (perdoem-me a imodéstia – muito obrigado Cláudia Vaz Pinto pelo excelente trabalho de seleção e de produção) e, melhor ainda, conversas sérias, sobretudo a que Almeida Henriques e Rui Moreira trouxeram ao Festival, moderada por Francisco José Viegas.
Tocante, inebriante e com imenso público – nas palavras de Francisco José Viegas esta foi a melhor apresentação de um livro de receitas em que alguma esteve, “cinco vezes mais público e toda a gente muito bem-disposta, ao invés do que é habitual” – a apresentação do livro “Hoje, Diogo Rocha”, em que o próprio, um dos mais importantes embaixadores do amor à gastronomia de Viseu, se emocionou, falou com pura sinceridade, abriu o seu coração, deixou que a plateia lhe tocasse a alma e falou da amizade como eu já não ouvia ninguém falar desde que eu era miúdo. Parabéns Diogo, desde que entrei na tua cozinha para registar o que tão bem fazem na Mesa de Lemos, que percebi o extraordinário ser humano que és.
Por entre muitas conversas com amigos que fui reencontrando durante a noite, aqui a fica meia dúzia de fotos que consegui fazer. Parabéns Viseu – este é um evento que só pode orgulhar todos os que vivem na cidade, no concelho, no distrito.
Fotografias: Fujifilm X100T Black.