Um edifício icónico

_DSC0314-copiar

Muitos por aqui passaram a caminho do Porto e de outras cidades – muitos aqui chegaram para visitar Viseu, para estudar, para trabalhar. Para os viseenses é um dos símbolos da “cidade nova” que agora pede reforma/manutenção/adaptação ao tráfego e exigências deste início de século. Sabe-se que a Câmara Municipal, irá, num determinado momento, intervir e redesenhar este canto da cidade.

_DSC0154

90 minutos, câmara na mão, uma lente 50mm f1.4 (apenas) depois do Sol desaparecer no horizonte. Fica o tributo a um dos mais importantes edifícios da cidade de Viseu.

_DSC0186

A minha filha mais velha usa a estrutura com frequência – confesso que este é um daqueles edifícios que apaixona quem tem o olhar treinado, pelas formas, suavidade da cor, pela quase submissão integral à forma, pelos materiais. Perdoem-me, desconheço o nome do arquitecto que lhe terá dado a paternidade, mas gostaria de o congratular: gosto do ar que aqui se respira, não sei bem para onde me transporta, para onde me leva a memória, mas, para mim, há aqui um certo sabor a aventura de quem desembarca numa cidade que tem muito para dar – a melhor do país para viver – de que muito me orgulho. As inscrições gravadas num dos seus recantos por enamorados viseenses, visitantes, forasteiros, acentuam-lhe o caráter, são testemunhos de vidas que se juntaram, por aqui passaram e quem sabe, aqui se perderam… de amores. Deixará saudade.

Todas as fotografias: Nikon D750, Nikkor 50mm f1.4G, handheld. ACR and Photoshop to taste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s