Confesso que nunca morri de amores por feiras populares.
Desde miúdo e apesar das diversões e das farturas, a desordem, a falta de higiene, o caos, a falta de segurança e o ruído ensurdecedor afastavam-me. Um dia, vivia há pouco mais de um ano em Viseu, entrei na Feira de São Mateus.
Afinal era possível, era possível conciliar uma Feira Popular, com higiene, ordem, bom-gosto, segurança e muita diversão. Apaixonei-me imediatamente, sem reservas.
Ao longo das últimas edições da FSM realizei um filme documentário sobre a Guardiã de Todas as Feiras (recentemente premiado) e dois ensaios fotográficos, um deles em parceria com o meu “irmão” Mestre Homem Cardoso.
Hoje publico apenas algumas fotografias dos concertos ao vivo e da visita de Marcelo Rebelo de Sousa, parte integrante do ensaio fotográfico sobre a Feira de São Mateus produzido em 2018. Nessa edição fiz mais de 32000 fotografias da Feira, tendo sido seleccionadas pouco mais de um milhar para entrega à Viseu Marca.Considero-me um dos mais afortunados habitantes deste país por me ter sido dada a oportunidade de viver este magnifico evento, ímpar, por dentro.
Esta é uma das páginas da minha carreira de que mais me orgulho.
Obrigado a todos na Viseu Marca. Bem-hajam e devolvam-nos a FSM, logo que seja possível.
Saudade, muita, volta por favor Feira de São Mateus.