25 anos a fotografar – Parte IV, A Feira de São Mateus

Confesso que nunca morri de amores por feiras populares.

Desde miúdo e apesar das diversões e das farturas, a desordem, a falta de higiene, o caos, a falta de segurança e o ruído ensurdecedor afastavam-me. Um dia, vivia há pouco mais de um ano em Viseu, entrei na Feira de São Mateus.

Afinal era possível, era possível conciliar uma Feira Popular, com higiene, ordem, bom-gosto, segurança e muita diversão. Apaixonei-me imediatamente, sem reservas.

Ao longo das últimas edições da FSM realizei um filme documentário sobre a Guardiã de Todas as Feiras (recentemente premiado) e dois ensaios fotográficos, um deles em parceria com o meu “irmão” Mestre Homem Cardoso.

Hoje publico apenas algumas fotografias dos concertos ao vivo e da visita de Marcelo Rebelo de Sousa, parte integrante do ensaio fotográfico sobre a Feira de São Mateus produzido em 2018. Nessa edição fiz mais de 32000 fotografias da Feira, tendo sido seleccionadas pouco mais de um milhar para entrega à Viseu Marca.Considero-me um dos mais afortunados habitantes deste país por me ter sido dada a oportunidade de viver este magnifico evento, ímpar, por dentro.

Esta é uma das páginas da minha carreira de que mais me orgulho.

Obrigado a todos na Viseu Marca. Bem-hajam e devolvam-nos a FSM, logo que seja possível.

Saudade, muita, volta por favor Feira de São Mateus.

Feira de São Mateus

Município de Viseu

Visit Viseu

Viseu Marca

Publicado por John Gallo

I am a social documentary photographer, videographer and writer. I believe we need to focus on people, on human beings; we need to humanize the planet, to change our relationship with Nature and assure next generations a much brighter future. Winner of the 2015 The Guardian/Royal Photographic Society's Joan Wakelin Award. Sou fotógrafo sócio-documental, ensaísta e escritor. Acredito que o nosso foco têm que ser as pessoas; urge humanizar o planeta, alterar a relação que temos tido com a Natureza e garantir que não hipotecamos o futuro dos nossos filhos. Em 2015 o jornal The Guardian (UK) e a Royal Photographic Society distinguiram o meu trabalho atribuindo-me o Joan Wakelin Award.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: